Logo Ibotz

Os terríveis impactos dos trades perdidos

O dia que você irá conhecer toda a diretoria da sua empresa.

Se você trabalha na área operacional de uma gestora profissional de investimentos (Backoffice, Middleoffice ou Risco) deve saber que perder um trade (ou seja, não computar um investimento realizado no dia nos sistemas de controle e risco) é um dos maiores problemas que sua área terá que lidar.

O COO, o chefe do risco, o analista e o estagiário terão que explicar para a diretoria e para cada mesa de investimento o porquê  do problema e provavelmente todos os seus processos e sistemas de controle serão questionados e colocados à prova.

Com toda certeza, perder um trade resulta em perda financeira para empresa ou fundo. Não se trata aqui de Lei de Murphy ou qualquer conspiração do universo. Trades perdidos também podem (e geram) ganhos financeiros. Contudo, um trade perdido que gera ganho, na maioria das vezes, não vai ser tratado como falha operacional. O risco gerado pela boleta perdida será zerado com lucro e nenhuma explicação precisará ser dada. Vida que segue normalmente.

Descrevemos essa situação para contar qual foi uma das dores que nos fez criar a iBotz. Trabalhamos no mercado financeiro por mais de 10 anos, sempre na área operacional. Infelizmente, vivenciamos essa situação algumas vezes no nosso passado e ela nos motivou a construir o iBotz Trades, uma plataforma de conciliação online de trades.

Limitar as mesas de investimento a operarem apenas em corretoras ou sistemas de trading que já estavam integrados com os sistemas da asset não era uma alternativa. Gestores profissionais precisam ter possibilidade de operar em qualquer contraparte uma vez que economias na execução da operação (seja por um spread melhor ou por um menor valor de corretagem) podem ser relevantes para a estratégia e consequentemente para o resultado do fundo.

A solução foi construir uma plataforma suportada por robôs que captura e concilia trades de qualquer mercado ou corretora. Negócios realizados na B3, Selic, CME ou no balcão (OTC) são capturados e padronizados, permitindo que as mesas confirmem e especifiquem a operação de forma online. Com todos os trades agrupados em um ambiente único, a probabilidade de se esquecer de algum deles torna-se mínima.

Entre em contato e descubra como implementar o iBotz Trades no seu processo. 

Perder trades? Nunca mais!

Levamos inteligência e eficiência para o mercado financeiro.

Acompanhe a iBotz e conheça nossa expertise em transformar processos manuais e tradicionais em processos digitais e automáticos.

Veja mais insights