Logo Ibotz

A falta de integração no mercado financeiro

Apesar de ser o setor privado da economia que mais investe em tecnologia, o mercado financeiro ainda possui diversos processos manuais e sem escala.

De acordo com a FEBRABAN, em 2019 o Sistema Financeiro investiu R$ 8.6 bilhões de reais na aquisição de tecnologia, um crescimento de 48% em relação ao ano anterior. Os gastos totais, considerando investimento mais despesas de manutenção, subiram 24% em relação a 2018, superando os R$ 24 bilhões de reais, conforme gráfico abaixo à esquerda.

O mercado financeiro representa 14% da composição total de gasto em tecnologia no Brasil, que é de $38 bilhões de doláres por ano. Fica atrás, portanto, apenas do investimento realizado pelo próprio governo brasileiro, como pode ser visto no gráfico abaixo à direita, elaborado pela consultoria Gartner, referência global no segmento tecnológico.

Fonte: Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2020

Fonte: Gartner

Apesar dos grandes investimentos realizados, é comum encontrar bancos, corretoras, seguradoras, entre outras instituições financeiras, com backoffices enormes e processos com muitas rotinas manuais. Os sistemas existem, mas a captura e inserção do dado são feitas de forma manual, dependente de um analista ou estagiário.

Esse cenário ocorre, pois apesar de existirem diversos sistemas trabalhando para suportar as operações realizadas no mercado, na maioria das vezes estes sistemas não estão integrados. A migração da informação de um software para outro, dentro de uma mesma instituição ou de uma instituição para outra, se dá sem conexão direta, sendo dependente de interação humana.

Como consequência do input manual de dados, são comuns muitos erros operacionais ou processos que sucumbem quando o volume de transação se eleva. Informações erradas, lentidão de processamento, retrabalho com conciliação, clientes e colaboradores insatisfeitos complementam esse resultado.

O propósito da iBotz é justamente atuar no gap entre os sistemas. Com seus produtos e com sua plataforma de automação, busca tornar o sistema financeiro mais integrado e, por consequência, mais eficiente. Seus robôs substituem os processos manuais de input de dados, permitindo que os times de negócio foquem seus esforços em tarefas que realmente geram valor para a empresa. Entre em contato e descubra como a iBotz pode te ajudar a superar esses desafios!

Levamos inteligência e eficiência para o mercado financeiro.

Acompanhe a iBotz e conheça nossa expertise em transformar processos manuais e tradicionais em processos digitais e automáticos.

Veja mais insights